Categorias

Depressão… ou nem tanto

Depressão… ou nem tanto

Falar de depressão significa falar de corpo, de mente e de espírito. Neste sentido, devemos dirigir-nos à pessoa na sua globalidade: ao corpo que sofre, à mente confusa e ao espírito cansado. O sistema nervoso e o sistema psíquico não são entidades desligadas do corpo, mas partes integrantes do mesmo. Se o nosso corpo tiver de enfrentar um stress superior…

Poder parental responsável

Poder parental responsável

O início do Desenvolvimento Humano, surge a um ritmo frenético. Se compararmos a infância, a uma viagem mágica, com bilhete sem destino somos por vezes assolados por obstáculos diversos. Para as crianças é um período de mudanças, onde por vezes o mundo da fantasia e da realidade se confundem, para chegarem a um mundo mais concreto. Vacilam na necessidade de…

O stresse. Não consigo dominar este estado de ansiedade, a pressa de chegar para não chegar tarde

O stresse. Não consigo dominar este estado de ansiedade, a pressa de chegar para não chegar tarde

Em 1983, António Variações, um dos mais criativos artistas da música portuguesa contemporânea lançava um álbum chamado Anjo da Guarda que, entre várias fantásticas canções, incluía a célebre música “Estou Além” cujos primeiros versos aproveitei para dar título a este pequeno texto que pretende falar do stresse. A sensação de não ter tempo para fazer tudo o que queremos ou…

A passagem à reforma

A passagem à reforma

A passagem à reforma constitui um dos mais relevantes acontecimentos do ciclo vital, habitualmente situado no período final da adultez média (meia-idade), e que é acompanhada por uma diversidade de fenómenos na medida em que indivíduos e famílias são frequentemente expostos a acontecimentos de índole transicional que podem comprometer o processo de desenvolvimento. Desta forma, é de vital importância refletir…

A depressão nas crianças e jovens, uma face por vezes oculta

A depressão nas crianças e jovens, uma face por vezes oculta

J, 14 anos, aluno mediano do 9º ano, foi organizando na sua mente uma tentadora ideia: fazer um telefonema revelando que havia uma bomba na escola. Esta ideia surgiu-lhe depois de ouvir alguns amigos comentarem uma notícia de jornal que relatava um comportamento semelhante. A atratividade da ideia levou J. a procurar uma cabine telefónica e efetuar o telefonema para…

O Sentido da Vida… e agora que está perto o fim?

O Sentido da Vida… e agora que está perto o fim?

O envelhecimento é um processo natural de degradação progressiva e diferencial que afeta todos os seres vivos. Não é possível datar o limiar do processo de envelhecimento, seja a nível biológico, psicológico ou social, já que em relação ao mesmo, a velocidade e a gravidade são variáveis de pessoa para pessoa. Das três fases do ciclo vital humano, crescimento, maturidade…

Educação S.O.S

Educação S.O.S

Depois de um relaxado Agosto, eis que chega o Setembro preenchido de afazeres para a família. ​Setembro é assim, um mês de agitação para toda a família, principalmente para as que ainda tem a tarefa apaixonante e árdua da educação. ​Em modo de sussurro, confesso-vos que na escola, já se sente a agitação nos professores e nos funcionários, embora o…

Pais …. Quem vos disse que era fácil?

Pais …. Quem vos disse que era fácil?

Ser pai ou ser mãe, coloca-nos desafios perante a complexidade de um amor que cresce incondicionalmente, onde as birras, os medos, os choros, e tantos outros momentos, se neutralizam e nada abala o desejo de acompanhar, de educar e, de amar. ​As crianças crescem na transição do mundo da fantasia para o mundo da realidade. Ao entrarem no Jardim de…

Terminou a adolescência, e agora?    

Terminou a adolescência, e agora?    

A adolescência, outrora período de preparação para a vida adulta, foi progressivamente perdendo esse papel propedêutico da adultez. Esta modificação é devida a fatores como o prolongamento da escolaridade, as dificuldades dos jovens em aceder ao mercado de trabalho e construírem uma carreira profissional, o endeusamento da juventude enquanto estado físico e psicólogico idealizado. Todos estes fatores concorrem para uma…

A importância da cidadania no perfil do aluno do Seculo XXI

A importância da cidadania no perfil do aluno do Seculo XXI

Como espaço de crescimento e de vida, a escola tem como objetivo principal a transformação e o desenvolvimento pessoal e académico dos/as alunos/as, valorizando a sua capacidade de iniciativa e envolvimento na aprendizagem, bem como as suas capacidades cognitivas. Entre tais competências importa destacar o ser capaz de pensar e de aprender, a motivação e a cognição, numa lógica de…