A importância da cidadania no perfil do aluno do Seculo XXI

Como espaço de crescimento e de vida, a escola tem como objetivo principal a transformação e o desenvolvimento pessoal e académico dos/as alunos/as, valorizando a sua capacidade de iniciativa e envolvimento na aprendizagem, bem como as suas capacidades cognitivas. Entre tais competências importa destacar o ser capaz de pensar e de aprender, a motivação e a cognição, numa lógica de promoção da sua autonomia, da sua necessidade de formação contínua, do melhor exercício da cidadania e da sua reconversão profissional futura.

A família, a escola, a comunidade e o contexto de pares promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, como a capacidade de comunicação e cooperação, empatia, autoeficácia, autoconhecimento, objetivos e aspirações. Estes recursos apresentam um impacto direto e fundamental na promoção de resultados positivos ao nível da saúde e do bem-estar, bem como a nível académico e social.

Importa referir que a cidadania e desenvolvimento têm como objetivo que os/as alunos/as realizem aprendizagens através da participação plural e responsável na construção de si como cidadãos e cidadãs de sociedades mais justas e inclusivas, no respeito pela diversidade e na defesa dos Direitos Humanos. Neste sentido, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

Enquadrado nestas definições, temos o perfil do/a aluno/a do Seculo XXI, como um/a aluno/a Comprometido e Consciente, na sua autonomia, sentido de responsabilidade, trabalho de equipa e cooperação, interesse e empenho; um/a aluno/a Compassivo, nas suas atitudes e valores de tolerância e solidariedade; um/a aluno/a Criativo, que desenvolva o espirito crítico e realize tarefas com criatividade; e Competente, na aquisição e aplicação de conhecimentos.

A importância da cidadania no perfil do/a aluno/a do Seculo XXI é a de querer que os alunos e alunas sejam “as melhores pessoas”, e as melhores pessoas não se fazem só com resultados escolares, mas essencialmente com a educação para a cidadania, e em todas as suas componentes. É assim que se tornam “os/as melhores”.

Esta é a educação que fará a diferença!

Paula César

Psicóloga Clínica e da Saúde

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