Categorias

Distorções Cognitivas

Distorções Cognitivas

O que pensamos influencia as nossas emoções e os nossos comportamentos, tendo um impacto significativo nas nossas decisões, no nosso bem-estar…na nossa vida. Mas… Serão os nossos pensamentos verdades absolutas? Os nossos pensamentos definem quem somos? Podemos ver os nossos pensamentos, sempre como nossos aliados? Fazemos interpretações acerca do que nos rodeia, dos outros e de nós próprios, processando a…

Pais e Filhos – Emoções na Adolescência

Pais e Filhos – Emoções na Adolescência

A adolescência é uma fase de conquistas, sucessos pessoais e académicos, mas também pode ser uma fase de perdas, derrotas, frustrações, desentendimentos e fracassos. No seu íntimo, cada adolescente sabe que não consegue ser totalmente independente, mas ainda assim gosta que o considerem capaz nas decisões que toma e, em tudo o que faz – escolhas de amigos, saídas sem horas…

E quando te perguntam: “O que queres ser quando fores grande?”

E quando te perguntam: “O que queres ser quando fores grande?”

Se recuarmos até à nossa infância, tenho a certeza de que nos vamos lembrar desta pergunta. Tal questão esteve, está e estará sempre presente, como se estivesse inscrito no nosso ADN, querer saber o que as nossas crianças querem ser quando crescerem, como se fosse um atestado de identidade imutável da criança. As crianças, numa fase inicial do desenvolvimento, face…

Burnout em tempos de Pandemia

Burnout em tempos de Pandemia

Nunca se falou tanto em burnout como agora. Mas para perceber este fenómeno, é incontornável refletir sobre o impacto que a pandemia teve na economia nacional e na saúde pública, para além de ter sido um acontecimento à escala mundial, sem precedentes. Em Portugal, desde que foi diagnosticado o primeiro caso de COVID-19, em março de 2020, o país enfrentou…

Cuidar de nós… O que é o autocuidado?

Cuidar de nós… O que é o autocuidado?

São ações do nosso dia a dia que podemos adotar para melhorar a nossa saúde física, emocional e psicológica. Quando cuidamos de nós estamos a investir não só em nós mesmos, mas também naqueles que nos são próximos. Uma pessoa que cuida de si tem mais disponibilidade emocional para o outro e consegue estar em relação com maior qualidade. Vale…

Sugestões para um confinamento mais saudável

Sugestões para um confinamento mais saudável

Face ao aumento de casos de Covid-19 em Portugal, as famílias regressaram a casa, deixando para trás o que se estava a viver, tendo de ser suspensos projetos e planos a priori delineados, e no caso dos mais novos um corte em aprendizagem fundamentais. Sendo este o segundo confinamento, sabemos o que nos espera…já testámos estratégias anteriores e sabemos com…

O trinómio Desporto, Ética e Felicidade

O trinómio Desporto, Ética e Felicidade

Não existem dúvidas que a prática desportiva é um veículo fundamental para o desenvolvimento da saúde e bem-estar, tanto a nível físico, como a nível psicológico, constituindo-se uma importante componente na melhoria da qualidade de vida, bem como na promoção da felicidade. Ainda assim, acreditamos que o desporto não pode ser um agente de felicidade sem valores éticos e morais…

Codependência, a quanto obrigas!!

Codependência, a quanto obrigas!!

A codependência é uma condição comportamental numa relação, em que uma pessoa por ser cuidadora, altamente funcional e útil, apoia, perpetua ou “habilita” um comportamento irresponsável ou destrutivo de alguém que lhe é significativo. Esse conceito controverso surgiu na década de 80 na comunidade de abuso de substâncias e foi originalmente aplicado aos padrões de cuidado observados entre parceiros de…

Consciência

Consciência

A mente. O corpo. A mente em cada corpo. A dualidade, ou a unidade? Vamos tentar desconstruir a consciência. Concebê-la como nossa, diferente mas igual, única e semelhante a tantas outras. Afinal, o que é isto da consciência?   Há milhares (sim, milhares!) de anos que se fazem esforços para estudar a consciência, condição humana e intrínseca a todos nós.…

Eu quem?

Eu quem?

Vivemos connosco próprios todos os dias, a cada hora e minuto do dia. Conhecemo-nos como ninguém. Ou talvez não. Saberemos realmente quem somos, de que somos feitos e como parecemos aos olhos dos outros? É, ou não importante sabermos como os outros nos vêm e percecionam? Será fundamental os outros criarem uma imagem de nós de acordo com a que…

A ansiedade do vazio

A ansiedade do vazio

A ansiedade é um dos males da nossa sociedade atual, como tal, é importante entender que ela se manifesta de diferentes formas. É de extrema importância refletir sobre a ansiedade que gira em torno do vazio. Um tipo de ansiedade que tem relação com as redes sociais e a rapidez com que temos acesso, atualmente, a todo o tipo de…

MENTE (Que mente!)

MENTE (Que mente!)

Sabe-se que há comportamentos que todos temos, uns mais, outros menos, uns piores, outros melhores, que não nos são tão benéficos quanto aquilo que aparentam… Mas saberemos estar atentos às suas causas e consequências reais? Seremos capazes de distingui-los e moderar ou moldá-los? O ser humano tem, no geral, uma capacidade (que, pessoalmente, considero fascinante) de “camuflar” diversos mecanismos, sejam…

Como viver… ou conviver com a Perda

Como viver… ou conviver com a Perda

Muitas das perdas passam despercebidas no contexto da existência quotidiana, outras deixam sinais profundos, cujas marcas ficam para toda a vida. Cada momento da vida é assinalado como algo que se deixa, ou como algo que se descobre. Cada momento comporta a separação daquilo que era, para caminhar em direção do que se pode vir a ser. O desenvolvimento de…

Estou bem? Estou! Estarei mesmo?

Estou bem? Estou! Estarei mesmo?

Bem-estar. Bem-estar geral. Bem-estar psicológico. Quem somos nós se não estivermos bem? Quem são os outros se não contribuem para o nosso bem-estar? E se, mesmo que tudo à nossa volta indique de devemos estar bem, não sentirmos bem-estar e, consequentemente, não estivermos bem? É preciso desmistificar a doença mental. É preciso que se saiba que, ao falar de saúde…

Medos e Fobias… com que intensidade?

Medos e Fobias… com que intensidade?

Falar do medo é falar de uma das emoções básicas do ser humano. O tema medo, tendo em vista a singularidade do ser humano e a infinidade de fatores psicológicos capazes de desencadeá-lo, conduz às implicações e consequências psíquicas no quotidiano das pessoas, assim como às fantasias que emergem nessas vivências. O medo não é uma emoção patológica, mas algo universal dos…

Neurótico(a)? Eu?

Neurótico(a)? Eu?

Venho falar-vos de um “bicho papão”. Que toma proporções grandes, mesmo sem ser alimentado em demasia. Que não pede licença para entrar, e muitas vezes não se dá pela sua presença até ter causado estragos. É incomodativo e tem voz própria. O Neuroticismo é um traço de personalidade que, quando vincado, nos torna temperamentais (por vezes em demasia) e dá…

Desconfinar… A Mente!

Desconfinar… A Mente!

A ansiedade é um dos males da nossa sociedade atual, mas é importante entender que ela se manifesta de diferentes formas. A que falamos hoje, e porque estamos a viver uma pandemia a nível mundial, que a todos surpreendeu e trouxe o aprender de uma nova realidade, é a ansiedade que gira em torno do vazio. Durante os últimos meses,…

Depressão… ou nem tanto

Depressão… ou nem tanto

Falar de depressão significa falar de corpo, de mente e de espírito. Neste sentido, devemos dirigir-nos à pessoa na sua globalidade: ao corpo que sofre, à mente confusa e ao espírito cansado. O sistema nervoso e o sistema psíquico não são entidades desligadas do corpo, mas partes integrantes do mesmo. Se o nosso corpo tiver de enfrentar um stress superior…

A passagem à reforma

A passagem à reforma

A passagem à reforma constitui um dos mais relevantes acontecimentos do ciclo vital, habitualmente situado no período final da adultez média (meia-idade), e que é acompanhada por uma diversidade de fenómenos na medida em que indivíduos e famílias são frequentemente expostos a acontecimentos de índole transicional que podem comprometer o processo de desenvolvimento. Desta forma, é de vital importância refletir…

O Sentido da Vida… e agora que está perto o fim?

O Sentido da Vida… e agora que está perto o fim?

O envelhecimento é um processo natural de degradação progressiva e diferencial que afeta todos os seres vivos. Não é possível datar o limiar do processo de envelhecimento, seja a nível biológico, psicológico ou social, já que em relação ao mesmo, a velocidade e a gravidade são variáveis de pessoa para pessoa. Das três fases do ciclo vital humano, crescimento, maturidade…

A importância da cidadania no perfil do aluno do Seculo XXI

A importância da cidadania no perfil do aluno do Seculo XXI

Como espaço de crescimento e de vida, a escola tem como objetivo principal a transformação e o desenvolvimento pessoal e académico dos/as alunos/as, valorizando a sua capacidade de iniciativa e envolvimento na aprendizagem, bem como as suas capacidades cognitivas. Entre tais competências importa destacar o ser capaz de pensar e de aprender, a motivação e a cognição, numa lógica de…