Como promover a autoestima nas crianças?

A autoestima diz respeito ao conjunto de sentimentos e pensamentos do sujeito sobre si próprio, que se reflete numa atitude positiva ou negativa em relação a si mesmo. Quando esta atitude se torna positiva, o sujeito sente-se confiante, competente e com algum valor pessoal. Segundo Sigmund Freud, a autoestima poderá ter dois significados: por um lado, consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si), e por outro, vivência do próprio valor a respeito de um sistema de ideais (sentimento de estima de si).

Existem ainda algumas dicas para promover uma maior autoestima no seu/sua filho/a, tais como: não transmitir medos; dar responsabilidades (promovendo assim a autonomia); não fazer comparações (seja com irmãos ou com amigos); não criar rótulos; valorizar o esforço e não os resultados; validar sempre as emoções (ou seja, reconhecer o que a criança está a sentir); passar tempo junto da criança; estabelecer limites e motivar com palavras.

Para os/as Educadores/as, deixo também algumas dinâmicas de grupo para realizar com crianças: (1) Cadeira quente (as crianças circulam pela sala ao som de uma música, quando a música parar, cada criança fica junto a uma cadeira e diz uma qualidade ou uma coisa que goste em si); (2) Cofre do tesouro (um adulto esconde um espelho dentro de um cofre ou um baú e à vez cada criança espreita para a caixa sem saber o que está lá dentro; cada criança não pode partilhar com as outras o que estava dentro da caixa); (3) Mímica (cada criança tem que representar uma atividade/ou algo em que seja realmente bom a fazer; a atividade é realizada em círculo e as crianças tem que adivinhar a tarefa); (4) Estátuas (atividade realizada com música – quando a música pára a criança tem que representar uma emoção e/ou através de gestos; para crianças mais velhas, a atividade pode ser que cada uma tem que associar uma situação à emoção escolhida); (5) Escolhe positivo (dentro do pote com fotografias de várias crianças, cada uma tira uma fotografia aleatória e tem que dizer uma característica positivo sobre o amigo).

Para casa, deixo igualmente algumas atividades para promover a autoestima no/a seu/sua filho/a: (1) Dia do filho/a – Mensalmente planei com o seu/sua filho/a uma atividade lúdica (desportiva ou cultural) para realizarem em conjunto no dia do filho/a. Alguns exemplos de atividades: ir ao cinema, ir a um jardim diferente do habitual, praticar um desporto novo, fazer um passeio de comboio, entre outros; (2) Faço o que sei – Atribua à criança pequenas tarefas de responsabilidade de acordo com as suas competências e gosto pessoal. Como por exemplo, planificar as refeições da família, escolher a roupa para o dia seguinte, criar uma mini horta em casa, entre outras; (3) Jornal semanal – Selecionar em conjunto com a criança os melhores momentos da semana. O objetivo é registar os melhores momentos que passaram em conjunto através de fotografias, desenhos ou textos.

 

“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” (Pitágoras)

 

Marta Marques
Psicóloga da Educação

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