A avaliação psicológica constitui a atividade através da qual os psicólogos obtêm um conjunto de informações de natureza quantitativa e/ou qualitativa e que permitem descrever caraterísticas e domínios do funcionamento neuropsicológico e psicossocial das pessoas. Trata-se, portanto, de uma condição necessária para a elaboração de planos de intervenção mais adequados e eficazes.
Criança/Adolescente
Avaliação Cognitiva
- Atenção
- Memória
- Inteligência
- Linguagem
Avaliação Socio-emocional
- Auto-estima/Auto-conceito
- Desenvolvimento emocional (maturidade)
- Ansiedade
- Problemas de comportamento
Dificuldades das Aprendizagens Específicas
- Leitura
- Escrita
- Cálculo
Dificuldades de Aprendizagem Escolar
- Motivação
- Estratégias de aprendizagem
Adultos
Personalidade
Funções Cognitivas
Funções Executivas
Ansiedade
Depressão
Idosos
Despiste de demências e outras patologias do sistema nervoso
Funções Cognitivas
Funções Executivas
Desenvolvimento Vocacional
Interesses
Aptidões
Auto-conceito
Valores
A intervenção psicológica visa modificar os problemas, dificuldades, sofrimento ou mal-estar das pessoas. Este objetivo pode ser alcançado através de duas modalidades fundamentais: 1) o acompanhamento psicológico, que é uma intervenção de menor duração e mais centrada no alívio ou eliminação de dificuldades ou sintomas específicos; 2) a psicoterapia, que constitui uma intervenção mais profunda e abrangente e que visa uma melhor compreensão da própria pessoa.
Acompanhamento Psicológico em Crianças/Adolescente
Medos
Problemas emocionais e/ou de Ansiedade
Problemas de Comportamento
Auto-estima
Dificuldades de Aprendizagem
Conflitos Familiares
Adultos
Ansiedade generalizada
Medos, fobias
Obsessões
Depressão
Luto
Problemas emocionais
Auto-estima
Problemas de relação com os filhos
Terapia de Casal
Idosos
Esta intervenção psicológica tem o objetivo de proporcionar aos sujeitos o conhecimento suficiente e algumas competências fundamentais para a realização da escolha vocacional, seja nas áreas do ensino secundário, seja em cursos universitários ou profissionais. A intervenção é composta por três componentes: 1) avaliação dos interesses vocacionais, aptidões, valores e auto-conceito dos jovens com vista a dotar os jovens de um auto-conhecimento adequado à tomada de decisão; 2) exploração dos interesses vocacionais de forma a garantir que o conhecimento vocacional de si mesmo é suficiente para uma escolha favorável; 3) desenvolvimento das competências fundamentais que são necessárias à decisão vocacional eficaz.
Exploração de Interesses Vocacionais
Desenvolvimento da Maturidade Vocacional
Métodos de Estudo – A aprendizagem escolar realizada pelas crianças e jovens e, os consequentes resultados obtidos na educação, estão muito relacionados com os métodos e as técnicas de estudo que utilizam. Esses métodos variam em função de diversas componentes como os estilos de aprendizagem, o planeamento e organização da informação e o auto-conhecimento e auto-monitorização da própria atividade. O programa de métodos de estudo permite a utilização eficaz de técnicas de estudo que favorecem a aprendizagem escolar.
Acompanhamento Psicopedagógico Individual ou em Grupo – trata-se de uma modalidade de apoio assistido, realizada por um psicólogo educacional, que facilita a aprendizagem das matérias escolares através de um apoio que combina valências pedagógicas e psicológicas.
Ajudar os indivíduos a maximizar o seu potencial e trazer mais resultados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.