A avaliação psicológica constitui a atividade através da qual os psicólogos obtêm um conjunto de informações de natureza quantitativa e/ou qualitativa e que permitem descrever caraterísticas e domínios do funcionamento neuropsicológico e psicossocial das pessoas. Trata-se, portanto, de uma condição necessária para a elaboração de planos de intervenção mais adequados e eficazes.

Criança/Adolescente

Avaliação Cognitiva

  • Atenção
  • Memória
  • Inteligência
  • Linguagem

Avaliação Socio-emocional

  • Auto-estima/Auto-conceito
  • Desenvolvimento emocional (maturidade)
  • Ansiedade
  • Problemas de comportamento

Dificuldades das Aprendizagens Específicas

  • Leitura
  • Escrita
  • Cálculo

Dificuldades de Aprendizagem Escolar

  • Motivação
  • Estratégias de aprendizagem
Adultos

Personalidade

Funções Cognitivas

Funções Executivas

Ansiedade

Depressão

Idosos

Despiste de demências e outras patologias do sistema nervoso

Funções Cognitivas

Funções Executivas

Desenvolvimento Vocacional

Interesses

Aptidões

Auto-conceito

Valores

A intervenção psicológica visa modificar os problemas, dificuldades, sofrimento ou mal-estar das pessoas. Este objetivo pode ser alcançado através de duas modalidades fundamentais: 1) o acompanhamento psicológico, que é uma intervenção de menor duração e mais centrada no alívio ou eliminação de dificuldades ou sintomas específicos; 2) a psicoterapia, que constitui uma intervenção mais profunda e abrangente e que visa uma melhor compreensão da própria pessoa.

Acompanhamento Psicológico em Crianças/Adolescente

Medos

Problemas emocionais e/ou de Ansiedade

Problemas de Comportamento

Auto-estima

Dificuldades de Aprendizagem

Conflitos Familiares

Adultos

Ansiedade generalizada

Medos, fobias

Obsessões

Depressão

Luto

Problemas emocionais

Auto-estima

Problemas de relação com os filhos

Terapia de Casal

Idosos

Esta intervenção psicológica tem o objetivo de proporcionar aos sujeitos o conhecimento suficiente e algumas competências fundamentais para a realização da escolha vocacional, seja nas áreas do ensino secundário, seja em cursos universitários ou profissionais. A intervenção é composta por três componentes: 1) avaliação dos interesses vocacionais, aptidões, valores e auto-conceito dos jovens com vista a dotar os jovens de um auto-conhecimento adequado à tomada de decisão; 2) exploração dos interesses vocacionais de forma a garantir que o conhecimento vocacional de si mesmo é suficiente para uma escolha favorável; 3) desenvolvimento das competências fundamentais que são necessárias à decisão vocacional eficaz.

Exploração de Interesses Vocacionais

Desenvolvimento da Maturidade Vocacional

 

Métodos de Estudo – A aprendizagem escolar realizada pelas crianças e jovens e, os consequentes resultados obtidos na educação, estão muito relacionados com os métodos e as técnicas de estudo que utilizam. Esses métodos variam em função de diversas componentes como os estilos de aprendizagem, o planeamento e organização da informação e o auto-conhecimento e auto-monitorização da própria atividade. O programa de métodos de estudo permite a utilização eficaz de técnicas de estudo que favorecem a aprendizagem escolar.

Acompanhamento Psicopedagógico Individual ou em Grupo – trata-se de uma modalidade de apoio assistido, realizada por um psicólogo educacional, que facilita a aprendizagem das matérias escolares através de um apoio que combina valências pedagógicas e psicológicas.

Ajudar os indivíduos a maximizar o seu potencial e trazer mais resultados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.