Poder parental responsável

O início do Desenvolvimento Humano, surge a um ritmo frenético.

Se compararmos a infância, a uma viagem mágica, com bilhete sem destino somos por vezes assolados por obstáculos diversos. Para as crianças é um período de mudanças, onde por vezes o mundo da fantasia e da realidade se confundem, para chegarem a um mundo mais concreto.

Vacilam na necessidade de segurança e na necessidade de independência. Muitas vezes para provarem que são capazes de fazer as coisas sozinhos. Neste período, os pais também vacilam neste “vai e vem”, em que os seus limites são testados.

Por vezes reagem com birras, choros e manifestam de forma clara o seu desagrado, ao sentirem a pressão de que as suas vontades não são satisfeitas no imediato. E, é neste momento, que o papel dos pais se torna crucial.

É importante solidificarem “A ideia que só amar não basta”. Sentirem que o sonho de ser pai ou mãe, requer momentos ambíguos em que surge a questão “O que é que estou a fazer de errado?”.

No trilho da vida partilhado, entre filhos e pais, deparamo-nos com as nossas próprias limitações, inquietudes e inseguranças. Neste crescer partilhado, não tema a intervenção de “estranhos” para interpretar e reorganizar a viagem. Por vezes de fora, mais facilmente percebemos o que realmente as crianças necessitam, quando o seu pensamento ainda não consegue ser concreto.

O psicólogo pode entra assim, no ciclo da família como prevenção e mediação, ficando tudo mais claro através das lentes de quem não tem o vínculo emocional, mostrando como uma educação deve ser pautada pela sensibilidade, pela atenção, pela competência para estimular comportamentos sociais e académicos positivos, incrementando a auto estima das crianças.

A Psicologia da Educação, e em especial a do desenvolvimento é uma ciência, que de forma simplista, me leva a dizer, que o psicólogo apenas reorganiza a família para que a “viagem mágica” siga sem angústia e medo, por desconhecermos ainda “o como fazer”.

Maria José Rocha
Psicóloga da Educação

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